sábado, 18 de dezembro de 2010

Bons livros de moda

Você tirou no amigo secreto de natal uma pessoa que gosta muito de moda, mas não faz a menor idéia do que dar pra ela, ou teve qualquer complicação semelhante envolvendo presentes de natal e o gosto por roupas do presenteado? Esses são presentes que não tem erro.
The Sartorialist (Scott Schuman)
Tudo começou com um blog, dedicado a compartilhar com o mundo as pessoas bem-vestidas de NY, fora das passarelas, já que o autor acreditava que havia uma grande discordância entre aquilo que se via nos desfiles e aquilo que se via na rua. O livro é muito grande e nenhuma das imagens deixa a desejar, algumas sendo inclusive acompanhadas por pequenas historinhas - algumas muito comoventes.


Face Hunter (Yvan Rodic)
Mais ou menos na mesma linha do Sartorialist, o Face Hunter também começou com um blog, mas é direcionado a pessoas mais jovens, e a fotografia é mais focada na roupa do que na técnica. Eu me diverti muito folheando as páginas. Ele explica da onde cada pessoa é, e explica qual foi sua idéia ao fotografar aquela roupa. Dá muitas idéias de como se vestir.
 Alexander McQueen: Genius of a Generation (Kristin Knox)
É um livro-tributo ao designer mais icônico e polêmico da nossa geração, repleto de fotos das coleções e de explicações a respeito das inspirações do mesmo e do percurso de vida dele. Não é uma biografia no sentido de que é muito mais focada no que ele fez como artista e quais eram as suas idéias ao criar roupas tão inovadoras e tão incríveis do que na sua vida pessoal, apesar de contar pequenas crônicas a respeito da mesma no caminho. Eu comprei o mesmo recentemente e sou completamente apaixonada por ele.

Nylon Street View: The new Nylon book of Global Style (Nylon)
Mais um livro de moda de rua, esse é bom para as pessoas que gostam de uma coisa mais...parecida com revistas. Não tem nada muito ousado, mas ainda é muito  divertido e criativo e segue o mesmo modelo Neòn da revista. Se você estiver em dúvida entre o Facehunter e esse, pense que quem gosta mais de coisas ousadas e nem sempre de acordo com o hype do momento, vai gostar mais do Facehunter. Quem gosta de ver coisas bonitas e folhear e ver coisas que estão nas lojas perto de você, vai gostar do livro da Nylon.


 100 Contemporany Fashion Designers (Taschen)
Daqueles gigantes que você guarda na sua sala para todo mundo ver, são dois livros dentro de uma caixa, com fotos e informações sobre os designers mais influentes no mundo da moda atualmente, algumas reviews de desfiles e desenhos dos mesmos, explicando o que eles consideram importante em cada coleção e qual foi a formação deles. É um livro que serve mais para pessoas que realmente trabalham (Ou querem trabalhar) com moda. Não é um presente que deve ser dado pensando pouco.

The Sourcebook of Contemporary Fashion Design (Marta R. Hidalgo)
Esse livro é incrível. É muito grande e seu conteúdo é inteiramente de desenhos dos atuais designers, como eles pensam, comparando como é no papel e como se torna na vida real. É o máximo (eu acho pelo menos) ver como alguns pensam de forma muito diferente de outros, como alguns organizam o pensamento de forma totalmente compreensível (as vezes até compreensível e organizada demais, tipo parecem roupas da barbie de papel) e o resto organiza de uma forma completamente louca, por via de colagens desorganizadas e tudo mais. Eu gosto muito.

ALIÁS, os dois últimos quem quiser me dar, estão na minha lista pro Papai Noel

Um comentário:

Claudilice Aragão - Designer de Moda disse...

Olá, sou viciada em leitura e estava pesquisando alguns livros p/ comprar, sorte demais achei esse blog c/ dicas muiiito boas e claro segui.Parabéns
Vem me ver tbm?
Abços
www.claudilicearagao.blogspot.com