quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

70 anos de 宮崎 駿 !


A primeira vez que eu ouvi falar do Hayao Miyazaki (O 宮崎 駿 do título, dãr.) foi ao ver uma animação do Studio Ghibli, o "Howl's Moving Castle" (O Castelo Animado), que me surpreendeu muito, como a criança que eu era, com seus desenhos muito bonitos de criaturas diferentes de tudo que eu tinha visto antes. Atualmente, continua me surpreendendo pela história tão bem trabalhada que consegue fazer sentido tanto para adultos quanto para crianças (Talvez até mais para adultos do que para crianças).
Com certeza eu não sou a melhor das pessoas para falar sobre ele, já que não sou uma especialista nos filmes, nem sou uma fã que tem todos os bichinhos de pelúcia e teve sua infância construída por ele (Miya), mas acho que, all the same, era necessário fazer uma homenagem a ele, considerando que seu estilo é uma influência no mundo todo, tanto em estilistas famosos, quanto em mortais, como eu e você.
Nascido em Tóquio, trabalhou um pouco no anonimato com animações até o sucesso do seu primeiro mangá, Nausicaä of the valley of the wind, quando ainda estava trabalhando com Takahata, seu futuro produtor e colega co-fundador no Estúdio Ghibli. A patrir da fundação do mesmo, só vieram sucessos, e entre eles, o filme que trouxe o queridinho das toyarts, Totoro (na foto acima), as telas e aos corações dos telespectadores. Enquanto isso, Miyazaki continuou desenhando o Mangá de Nausicaä ainda por doze anos!
Depois de um tempo a Disney sugeriu uma parceria, da qual surgiram os mais famosos filmes, A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, que foi baseado num livro infantil com mais duas continuações (segundo meu amigo Mortz, muito boas), e mais recentemente Ponyo! que eu ainda não assisti.
Para quem não conhece, vale muito a pena conferir!

3 comentários:

Unknown disse...

biju!! adorei o blog!! eu amo os filmes dele, digo, a viagem de chihiro e o castelo animado... você conhece mais algum? beijos luemi liririi

Bijunkie disse...

Leme, tem esse "Ponyo" que eu mencionei no post que lançou recentemente, mas já tem pra alugar na 2001.
Tem os mais antigos, mas que eu nunca vi pra alugar, que nem o My Neighbour Totoro.
A nae me mostrou um de gatos, que eu não lembro o nome e nem sei se é do Miyazaki, mas é do mesmo estilo e é lindo. Quando souber te falo!

Unknown disse...

Biju, é bem possivel que o filme de gatos que a Nae te mostrou seja "o reino dos gatos"

http://www.netmovies.com.br/filmes/o-reino-dos-gatos.html