quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Central Saint Martins College of Art and Design


Situada num antigo prédio em Charing Cross Road, em Londres, desde 1989, essa faculdade pode parecer igual a todas as outras para quem olha de fora: É difícil assumir que de lá saíram os grandes gênios da moda, como por exemplo John Galliano, Alexander McQueen e Stella McCartney (entre milhões de outros, não só designers, mas artistas, fotógrafos, jornalistas etc).
A escola começou como uma fusão entre a Central School of Arts and Crafts e a St. Martins School of Art, fundada em 1854. Isso explica a afirmação da diretora-geral (e ex-aluna) que diz que a escola ensina moda, mas acima de tudo é uma escola de artes, onde alguns decidem seguir pelo caminho da moda. Ela é financiada parcialmente pelo governo, o que permite que haja participação de estudantes de todas as classes sociais, já que existem bolsas direcionadas para estudantes da União Européia que não tem capacidade de pagar.

O corpo docente é algo que também destaca a St. Martins das outras faculdades: Entre os professores mais famosos estão a coordenadora de mestrado, Louise Wilson, conhecida por detectar talentos e ensinar os alunos a pensarem por si próprios, as vezes do jeito mais difícil possível. Além de personalidades, também temos nacionalidades: os professores e alunos vem de todos os lugares do mundo, e muitas vezes o próprio ambiente do colégio é considerado uma inspiração.

Toda a idéia da faculdade é um ambiente em que você pensa sozinho e toma suas próprias decisões: ninguém vai estar lá esperando ajudar o tempo todo. Entre as aulas estão incluídos workshops com uns dos mais famosos designers (muitas vezes ex-alunos), projetos em conjunto com alunos de outras faculdades que integram o corpo dos Colleges of London e, para os melhores alunos, o display de uma coleção no próprio London Fashion Week. O prédio também inclui uma biblioteca gigantesca e um museu.
Como já era de se esperar, é difícílimo entrar. Dos 4000 integrantes da escola, são 1200 estudantes por turma de graduação, e é mais difícil entrar se você é um aluno internacional. É necessária uma determinada nota nos testes de inglês do IELTS (o equivalente ao americano TOFEL, mas que vale tanto para a Inglaterra quanto para os Estados Unidos, enquanto o TOFEL vale somente para os EUA), que varia de acordo com o curso que você vai prestar, um portfolio, que deve mostrar não somente os seus desenhos de moda, as suas criações, como bons desenhos técnicos de observação (tanto de paisagens quanto de pessoas), trabalhos feitos anteriormente e já executados (fotos de vestidos que você já fez), storyboards, fotografias e etc. O seu portfolio deve mostrar a sua capacidade de resolver problemas propostos de forma ágil, seu interesse por cultura, a sua capacidade de pesquisa e o quão versátil você é com diferentes materiais. Um plus é a adição de trabalhos já feitos na área de moda (eu vou incluir o meu estágio na revista da Joyce Pascowitch, por exemplo).

Também deve-se ter moradia em Londres planejada, obviamente, e dinheiro o suficiente para se sustentar por quanto durar o seu curso. O meu, por exemplo, que é BA Honours in Fashion Design tem um ano de preparação (curso geral, que mostra todos os aspectos da faculdade, antes de você se decidir completamente a respeito do curso) e três anos de curso em si antes da graduação. Uma vez dentro da faculdade, caso você decida que o curso que está fazendo não é o que você está procurando, há liberdade para transitar entre os cursos, de Jornalismo a Adminstração de Moda, podendo inclusive mudar de sede (London College of Fashion, cujo forte é jornalismo, que fica em Oxford Circus e o outro que fica no Oeste, que ensina adminstração de moda.). Há uma "república" da faculdade, onde você pode morar com os outros estudantes, mas as suas despesas com comida e qualquer outra coisa saem do seu bolso, além da mensalidade da escola.

Obrigado pelos votos! Espero que vocês tenham gostado/tenham lido até aqui, e comentem se tiverem mais alguma dúvida/curiosidade a respeito dos meus cursos em particular :) (ou só comentem haha).

Um comentário:

Duxo disse...

Nossa! Barra pesada essa faculdade, hein...

Mas eu espero que vc entre, por que eu tenho certeza que vc vai ser uma boa designer e vai fazer muitas roupas malucas alternativas, burlescas\sexys e vai se divertir fazendo elas!

Um beijinho e boa sorte (adiantada, mas tá valendo!)