quinta-feira, 17 de março de 2011

The birth of Britain's Enfant Terrible


Há 42 anos, em Londres, nasceu Alexander Lee McQueen, caçula de seis filhos, que sairia da escola aos dezesseis anos para começar uma jornada longa e marcante pelo mundo da moda, deixando uma impressão onde quer que trabalhasse. Começando a trabalhar num grupo de alfaiataria clássico, lá McQueen aprendeu as técnicas de costura que viria a empregar nas suas intrincadas criações. Seu segundo emprego foi com um famoso figurinista de teatro (influência que também ficava clara nos seus desfiles) e só então entrou no mundo da Alta-Costura.
Em 1992, então com 23 anos, Alexander completou um Mestrado em Design de Moda na faculdade Saint Martins, e seu desfile de conclusão de curso chamou a atenção de Isabella Blow, influente jornalista que viria a ser a melhor amiga de McQueen, que comprou todas as peças e começou a divulgar o então quase desconhecido designer.
Em 1996, ele já era um dos estilistas mais influentes do mundo. Colecionava prêmios, como por exemplo, British Designer of The Year e International Fashion Designer of the Year e trabalhos importantes, tendo já passado uma temporada trabalhando como chefe de costura na Givenchy Haute Couture.
Em 11 fevereiro de 2010, com 40 anos, McQueen foi encontrado morto em seu apartamento de Londres, semanas antes da Fashion Week que apresentaria a última coleção feita exclusivamente por ele.
Só queria homenagear esse homem incrível que com certeza é uma influência para muitas pessoas no mundo todo, e continuará sendo, mesmo depois do que aconteceu. Ninguém nunca conseguirá te substituir, Enfant Terrible. Feliz aniversário.


Nenhum comentário: