sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ladies choice


Em 1941, setenta anos atrás, nascia, na pequena cidade de Tintwistle na Inglaterra, Vivienne Isabel Swire, uma adorável menina que viraria o mundo de cabeça para baixo, enloqueceria os "conservadores" do mundo da moda e depois disso ainda colocaria um monte de alfinetes de segurança e tecido xadrez em todos os adolescentes da Inglaterra, e então, do mundo.

Dame Vivienne Westwood, como hoje é conhecida, não nasceu em Londres, mas se mudou para lá com dezessete anos. Só nesse momento ela se interessou por moda, chegando a ingressar na faculdade de Belas Artes, mas desistindo após um ano, convencida de que uma "menina da classe operária" como ela nunca conseguiria sobreviver no mundo da Arte. Tornou-se então professora de uma escola primária, e vendia suas jóias em uma pequena banca no bairro de Portobello Road.

Tudo corria bem até que, com vinte e três anos, Vivienne, agora casada e com um filho, conheceu Malcom McLaren, com quem se mudou e lançou uma marca chamada Sex: Too Fast To Live, Too Young to Die, que consistia de roupas desenhadas por Vivienne, que buscava inspiração em prostitutas, fetichistas e motoqueiros, e concebidas por Malcom, que mais para frente se tornaria o empresário do Sex Pistols, que passaram a usar criações da jovem designer, atraíndo atenção do público e dos connoisseurs da moda.
Seu primeiro desfile aconteceu quando ela já tinha quarenta anos, mas a marca e o seu nome continuaram a crescer mesmo após sua separação de Malcom. O revival do estilo Punk incentivado por Westwood reflete até hoje na moda de rua e nas criações dos novos designers.


Com três Designer of The Year Awards, duas menções honrosas pela Rainha, uma delas sem calcinha e a outra com, um filho dono da marca de lingerie Agent Provocateur, feliz aniversário, Vivienne!

Nenhum comentário: