domingo, 22 de maio de 2011

Pierre Cardin: Criando moda, revolucionando costumes


Esta exposição está no Shopping Iguatemi de São Paulo desde o dia 29 de abril, mas eu, como estou correndo de um lado para o outro atrás de duzentas coisas diferentes, só fui capaz de vê-la agora, e não me decepcionei. A exposição conta com um vasto acervo de roupas, acessórios e outros adereços criados pelo revolucionário Pierre Cardin, considerado o primeiro estilista a conseguir conciliar a Alta-Costura com o Prêt-A-Porter. Além disso, numa sala ao fundo, o visitante pode vislumbrar os desenhos originais de diversas coleções de Pierre e assistir a um documentário completíssimo que explica a trajetória deste gênio da moda.

Pierre Cardin, nascido na Itália e criado na França começou a trabalhar como designer na Maison Dior logo após o término da Segunda Guerra Mundial, lançando sua própria casa de alta costura somente algum tempo depois. Contrariando todos os conceitos prezados por seus companheiros de ofício, foi o primeiro a fazer um desfile de Prêt-à-Porter, já que não acreditava que a moda deveria ser feita somente para as senhoras ricas. Também foi o primeiro designer a expandir o seu nome para objetos que não roupas, como por exemplo, perfumes, restaurantes, óculos, etc. Contemporâneo de Coco Chanel e muito criticado pela mesma, Pierre Cardin afirma até hoje ser um designer que faz roupas não para o seu tempo, mas para aquele que ainda está por vir.

A exposição só está no Iguatemi até o dia 29 deste mês, mas vale a pena o esforço, já que raramente está com muita gente (infelizmente) e é muito bonita.

Nenhum comentário: